Que bom ter você por aqui!

quarta-feira

Tutorial de Porta-lenços - Cupcakes de Cereja com Chantily

Olá Meninas e Meninos,


Hoje acordei inspirada para criar algo diferente e então pensei, porque não fazer um tutorial e compartilhar com minhas amigas e amigos blogueiros? ...e aqui está para vocês um passo a passo da minha mais nova criação, na realidade os porta-lenços não são criação minha, mas depois de fazer muitos e de muitos modelos criei meu próprio estilo, com detalhes exclusivos que espero que gostem e aproveitem. .


Fiquem a vontade para utilizarem este tutorial, para uso pessoal ou para venda de porta-lenços feitos por vocês, mas não esqueçam de dar os créditos, eu agradeço e fico feliz em saber que posso ajudar compartilhando idéias!!!

Utilizei tecidinhos com o tema cupcakes, granulados coloridos e cerejas do Robert Kaufman:

Principais materiais:




1 tecido 17cm X 16cm (para o lado direito)


1 tecido 17cm X 16cm (para o forro)


1 entretela 17cm X 16 cm (que deve ser colada com ferro no tecido que ficará no lado direito)


1 tira de tecido que combine 28cm X 4cm (que será plissada)


pacote de lenços de viagem

linhas, colchetes

Para o Chantily:


1 tira de feltro branco 13cm X 3,5cm


1 botão de cerejinhas (ou de outra frutinha de sua preferência, depende o tema que você irá desenvolver)

Vamos começar?

Aqui vai o passo a passo do porta-lenços:

1) Dobre ao meio a tira de tecido que será plissada, na máquina de costura, com a ajuda de seus dedos vá plissando até o fim.



2) Após ter a tira plissada, pegue o tecido que ficará do lado direito já com a entretela fixada nele;

3) Faça como um sanduíche, colocando o tecido do lado direito, a tira e o forro, conforme na foto. Ficando os tecidos com o lado avesso para fora. Prenda com um alfinete;

4)Costure com a distância de um pezinho da máquina e corte o excesso de tecido da tira que sobrar;

5) Vire o tecido para o lado direito e confira se a costura está correta;
.


6) Coloque o tecido no pacote de lenços, perceba que o forro sobra um pouco, maque o tecido com alfinete deixando o excesso aparecer;

7) Corte o excesso;

8)Volte o tecido todo para o avesso e costure a outra lateral, oposta a parte plissada;

9) Depois de ter os dois lados costurados vire para o lado direito;
.


10) Agora marque o tamanho do porta lenços com base no seu pacote de lenços e prenda com alfinete, do lado direito mesmo, você irá fechar as laterais;

11 e 12) A costura que será feita é a costura francesa, prestem atenção, é muito fácil! Ela é feita pelo lado direito do tecido, não se assustem que nada aparecerá. Costure as duas laterais pela berinha e corte o excesso de tecido;

13) Agora vire para o lado de dentro, com ajuda de uma tesoura faça os cantinhos ficarem bem esticados;


14) Prenda então o lado de dentro com um alfinete e costure com a distância de um pezinho da máquina, desta forma você estará embutindo a costura que foi feita pelo lado direito (esta é a costura francesa). Deixe a peça reservada;

15) Vamos preparar o chantily com o feltro branco, dobre a tira e vá alinhavando com a agulha e linha branca;

16 e 17)Terminando a tira ficará um círculo, costure prendendo como se fosse uma pitanga de chantily;
.


18) Agora com o chantily pronto, coloque um botãozinho no centro, costurado;
19) Pegue a peça já virada para o lado direito e escolha o lugar que irá prender o chantily com a cereja;
20) Costure a pitanga de chantily no lugar marcado;
21)Pegue um colchete e prenda no meio da abertura da peça, a parte maior ficará no plissado e a argola na parte lisa, este é um pequeno detalhe e você pode decidir colocar ou não.

Prontinho!!!.


Nesta foto é possível ver os colchetes, este é um aviamento bem antigo e que eu adoro, pois valoriza o lado artesanal da peça:


Espero que tenham gostado!!!

Beijinhosss... Carine

81 comentários:

  1. Que fofuras, Carine!
    Delicioso em cada detalhe. O babadinho (tira plissada) fica um charme.
    Beijos,
    Vanessa

    ResponderExcluir
  2. Ficaram lindos!! Parabéns...

    ResponderExcluir
  3. Carine,


    Que lindo! Adorei! Nao tenho maquina, mas acho que da para fazer a mao!
    Beijos

    Mi

    ResponderExcluir
  4. Adorei o tutoral assim que eu comprar minha maquina vou me aventurar!!!
    Bjos

    ResponderExcluir
  5. Olá Carine,
    Fiquei encantada com seu tutorial e achei muito legal de sua parte dividir conosco!!
    Assim que tiver um tempinho, eu vou testar aqui em casa.
    Parabéns pelo lindo blog.
    Um grande beijo e ótima semana!!

    ResponderExcluir
  6. Carine, lindos!! até parece fácil de fazer ...rsrsr...obrigada por compartilhar, se eu fizer venho te contar..kkkkkkk

    Beijos

    Margaret

    ResponderExcluir
  7. Oi, Carine!

    Que LINDOS! PAP maravilhoso!!!
    Tenha dias maravilhosos.

    Abracinhos
    Sue

    ResponderExcluir
  8. Ai, que lindo,amei esse babadinho! Fiz um monte deles, mas sem babadinho! Ah, vou fazer mais, mas agora vou te liftar, hehehehehehe

    Obrigada, bjossssssss

    ResponderExcluir
  9. Oi Car, ficou uma gracinha...eu encontro desse tecido aqui...eba..e os botoes ja tenho....oba....mais uma grande inspiração...obrigada amiga!
    beijinhos carinhosos
    So

    ResponderExcluir
  10. Oiê! Que delícia, dá vontade de comer! Adoro tudo o que vc faz, as cores as tags, fica tudo com cara de que veio do país das fadas! rsrsrs
    Muitos parabéns!

    ResponderExcluir
  11. Oi Queridas,

    Muuuuito Obrigada pelo carinho, quantos elogios, fico mega feliz em saber que vocês gostaram e que pude inspirar um pouquinho, pois adoro visitar o blog de vcs e também trago para mim muitas inspirações, a internet é mesmo uma maravilha e ser blogueira é bom demais!!!

    Beijinhosss em todas....
    Carine

    ResponderExcluir
  12. Lindo, maravilhoso, nem se compara com aquele "simprinho" que eu fiz tempos atrás, rsrsrs
    Esse babadinho é simplesmente um charme!
    Muito obrigada pelo pap, fico super bem explicadinho!
    Beijos
    Valéria

    ResponderExcluir
  13. Oi amigaaa adorei.. sempre tive vontade de fazer um mas confesso que achava que era bem dificil.. vendo assim tao bem explicadinho vou fazer um hoje mesmo se der.. kkk
    Bjinhuss :) e muito obrigada!!!

    ResponderExcluir
  14. Que belo trabalho, muito obrigada por dividir conosco essa maravilha, tudo explicadinho nos mínimos detalhes até quem está iniciando irá tirar um grande proveito, isso é muito legal, mais uma vez parabéns.

    ResponderExcluir
  15. Carine, obrigada pela dica, ameeeiii!
    b-jo
    Noemi Moro
    delicart.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Oi Carine!
    Descobre esta maravilha de encanatr os olhos ontem, visitando o blog O essencial pra viver!
    Estou encantada com teu trabalho, lindo demais, parabéns!
    E muito contente, em tu teres dividido conosco, de forama tão bem explicadinha este pap, obrigadão.Quero ver se ainda hoje consigo fazer um parecido.
    Beijos!
    http://giovannapatchwork.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  17. Carine!!
    Mas além de talentosa, tu és muito querida e simpática!Obrigado pelos elogios, e pelo teu carinho tbm!Achei que ganhei uma nova amiga!
    Guriiiia, deixa te contar...passei a tarde "tentando" fazer o porta lenço!!!Claro que não chegou nem perto dos teus...eu não tinha feltro para fazer o chantilly, então improvisei, fiz só o plissado e apliquei botoezinhos, mas gostei muito do resultado, fiz dois, amanhã quero ver se coloco lá no blog, mais uma vez obrigado!A costura francesa é super fácil e fica muito bem!!
    Com certeza, vou olhar tudinho no teu outro blog e já seguir!
    Ah, tentei enviar email para ti, porém retornou...
    Beijos e uma boa noite!

    P.S:Tbm tenho uma filhinha, o nome da minha é Giulia, tem 7 anos!

    ResponderExcluir
  18. parabens cá!! adorei,muito bem explicado!
    bjus no ♥
    Quiane

    ResponderExcluir
  19. Nossa Carine..
    adorei seu pap..
    parece ser muito fácil..
    Amei o seu tecido de cupcake... aqui em Jlle e Balneário Camboriú não acho.. estou atrás dele já faz um tempinho...
    mas não desisto.. uma hora eu acho... hehehe
    bjs e parabéns pelo blog..vou te acompanhar sempre...

    ResponderExcluir
  20. Carine, parabéns pelo seu trabalho!!! Também trabalho com feltro e o resultado sempre gratificante. Beijinhos, Patrícia
    oliveira.patriciapp@gmail.com

    ResponderExcluir
  21. Carine, quanto detalhes sutis... hummm amei esse plissadinho e esse chantilly , obrigada por compartilhar e parabéns pela criação.

    ResponderExcluir
  22. Oi, Carine

    Lindinhos ,ficaram uma graça.
    Parabens pelo maravilhoso trabalho.

    Beijo
    Izabel

    ResponderExcluir
  23. Oi Carine! querida, lhe escrevi um e-mail sobre uma possível parceria, por favor, assim que tiver um tempinho, responda-o, ok!? Aguardo. Abraço carinhoso, Julia Sáddi

    ResponderExcluir
  24. Carine, não sou exímea costureira, mas ganhei uma máquina de costura no dia das mães e com esse passo-a-passo super explicadinho vou arriscar fazer um porta lencinho desses, pois tá tão fofo, amiga!!! Abraço carinhoso, Julia Sáddi

    ResponderExcluir
  25. Nao sei fazer, mas vou aprener. Vou jah passar para a @patriciadaltro, minha professora. Bjs

    ResponderExcluir
  26. Carine, seu blog é uma graça!! Adorei !!
    Trabalho com feltro aqui no Brasil.Gostaria que conhecesse o meu blog.Sucesso! Sempre!

    Um abraço
    Roberta Rinaldi

    www.gratiaplenafeltro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  27. OI, Carine querida !
    Muito obrigada por compartilhar conosco suas lindezas!!! Parabéns, além de ser uma fera na costura e na criatividade, vc ainda é uma pessoa generosa que compartilha e divide seus conhecimentos!
    beijossssss
    Helena
    http://diaadiacorridinho.blogspot.com

    ResponderExcluir
  28. Amiga, vou colocar um link para esse pap no meu proximo post, posso?
    beijinhos
    So

    ResponderExcluir
  29. Oi Meninas,

    Muito obrigada pelo carinho!!!

    Beijinhosss
    Carine

    ResponderExcluir
  30. Parabéns Carine
    Está lindo e o pap é ótimo.
    beijos

    ResponderExcluir
  31. Lindo!!!!!!!!!!!

    Vou tentar fazer hoje, obrigada!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  32. Vou colocar um link no meu blogue, esse porta lenço é muito cuti cuti!!!

    ResponderExcluir
  33. Muito, muito lindo. Vou ser "obrigada" a fazer um pra mim. Vai alegrar muito o frio que está fazendo aqui no sul do Brasil.
    Bjos.
    http://3litllebirds.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  34. Oi, Carine,

    Que coisa mais lindinha...
    Adorei seu blog e suas dicas. Sou nova no mundo das blogueiras mas estou amando tudo que tenho encontrado por aqui.
    Sei que deve estar muito ocupada, se der, apareça para me visitar no frescurasefofuras.blogspot.com
    Bjo ebom trabalho

    ResponderExcluir
  35. ola querida meu nome é Debora ... tentei fazer este porta lenço ++ não consegui plissar e tb não entendi muito bem se vc puder me ajudar me explicando melhor agradeço.

    meu email é deboracl_santos@hotmail.com.br

    obr.
    um abraço

    ResponderExcluir
  36. Olá Débora!

    O plissado é feito assim:

    -Dobre a tira ao meio, de comprido como na foto;
    -Coloque para iniciar a costura, quando o tecido estiver preso na agulha, dobre uma pequena parte dele, cerca de meio centímetro e passe a máquina;
    -Vá dobrando de meio em meio centímetro, plissando a tira até o fim.

    Beijinhosss
    Carine

    ResponderExcluir
  37. Olá Giuliana! Primeira vez que visito o seu blog e adorei! Parabéns pelo seu trabalho. Já estou te seguindo pra não perder mais nada. Adorei este tutorial, os porta lenços ficaram um charme.
    Beijos,
    Janaina

    ResponderExcluir
  38. Desculpe Carine, te chamei de Giuliana no outro post. Beijos.
    Janaina

    ResponderExcluir
  39. Adorei sua criatividade!! Obrigada por compartilhar.Um grande abraço...

    ResponderExcluir
  40. Obrigada por dividi sua sabedoria. O mundo precisa de pessoas como voce!!! Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  41. Oi Carine, tudo bom?
    Gosto muito do seus trabalhos. Eles são lindos!!!!
    Vc poderia me ajudar? Sou iniciante em feltro e eu gostaria de fazer um enfeite de porta de bichinhos bebê da fazenda para o meu priminho que vai nascer, mas não consigo o PAP. Vc teria para me passar?
    Grata,
    Ana Rodrigues

    ResponderExcluir
  42. Oi Querida Ana!

    Eu não tenho moldes com este tema que você está desenvolvendo, mas no Feltro-Aholic tenho muitos moldes e até um post com idéia de bichinhos feitos em feltro; http://feltroaholic.blogspot.com/2010/02/modelos-de-bichinhos-de-feltro.html

    Veja em marcadores.

    beijinhosss
    Carine

    ResponderExcluir
  43. Adorei o tutorial, vou postar um link lá no uau.euquefaco.com.br posso né ?

    Você vende suas peças? Se sim, passa no Eu que Faço para conhecer, www.euquefaco.com.br

    ResponderExcluir
  44. Olá,

    Fiquem a vontade para divulgar o PAP, só peço que levem e divulguem o link dele também, obrigada!!!

    Conheci o Eu Que Faço, parabéns!!! Atualmente vendo para o exterior somente por encomenda, pois atendo o mercado daqui (Emirados Árabes) em feiras de arte e artesanato, obrigada!!!

    Beijinhosss
    Carine

    ResponderExcluir
  45. Oi Carine,

    Obrigada... Amei seus blogs e tb já estou te seguindo, vc faz coisas lindas. Parabéns!!!

    Bjos,
    Kika De Pauli

    ResponderExcluir
  46. Simplesmente maravilhoso !!! bjsss

    ResponderExcluir
  47. Oi Carine!

    Resolvi fazer uma bolsa, mas queria algo mais para acompanhá-la, foi aí que me lembrei do PAP fofinho do porta lenços, adorei o resultado.

    Obrigada!


    Bjuss
    Jaque

    ResponderExcluir
  48. ARRASOU AMIGA....obrigada pelo pap! bjocas

    ResponderExcluir
  49. OLá Carine!
    Você viu que eu adorei seus porta lenços e hoje fiz um seguindo seu PAP.
    Obrigada!
    clemilde.blogspot.com -Desatando nós

    Beijos

    ResponderExcluir
  50. Lindo!!! Parabéns! Estou te seguindo!

    ResponderExcluir
  51. Olá,
    passando por aqui, vi esse lindo tutorial.
    Colocarei no meu blog um "anúncio" desse tutorial direcionando o leitor para cá.
    Qualquer problema, me avise que eu tiro.
    É pq eu achei super útil e fácil de entender.
    Visite-me: sapekaartesanato.blogspot.com

    Beijos.

    ResponderExcluir
  52. Oi Carine, tudo bem com vc? Tenho que fazer uns porta-lenços com tecido por dentro e por fora e não sabia como arrematar as costuras da lateral. Aí lembrei do seu tutorial com porta lenços e vim dar uma olhada. Adorei a dica da costura francesa. Menina, era bem o que eu precisava. bjs. mamélia

    ResponderExcluir
  53. Oi Meninas,

    Muito obrigada pelo carinho, fico super feliz em saber que este tutorial está ajudando vocês de alguma forma, espero em breve fazer uns outros tutoriais para compartilhar com vocês!

    Beijinhosss
    Carine

    ResponderExcluir
  54. Oi querida Carine, adorei o tutorial...
    Eu fiz e ficou perfeitinha, vou te tirar fotos e te mando o link..
    O plissado eu testei como disse mas não consegui, então eu alinhavei todo ele.. e ficou bem feitinho.
    Obrigada querida e parabéns pelo teu trabalho..

    ResponderExcluir
  55. Oi Docilda,

    Que bom que você testou!!!

    Realmente tem algumas pessoas com dificuldade em plissar diretamente na máquina, mas com a sua dica de alinhavar antes ficou até mais fácil, obrigada!!!

    Beijinhosss
    Carine

    ResponderExcluir
  56. Olá!
    Parabéns pelo trabalho!
    Adorei seu blog e já estou te seguindo. Vou levar seu link para acompanhar as novidades.
    Vou tentar fazer o porta-lenço, é uma graça!
    Beijossssssss

    ResponderExcluir
  57. Olá vou fazer para dar de presente!
    obrigada pela partilha!

    ResponderExcluir
  58. Oi Carine! Segui seu tutorial do porta-lenços para fazer um para meu pai. Ficou um amor! Ele adorou. O tutorial está super explicadinho, foi bem fácil seguir. Obgada por compartilhar.
    Postei lá no blog e linkei pra cá, ok?
    Passa lá pra ver depois!
    Bjão =]

    ResponderExcluir
  59. Olá Carine!
    Lindinho o porta-lenços e o tutorial está nota "10".
    Vc está representando muito bem os brasileiros por aí, com muito capricho, criatividade e carinho.
    Parabéns!
    Bjs
    Lelê
    http://jlartesanatos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  60. Maravilhosos!!!Vou fazer depois te falo, parabéns pelo lindo blog, que Deus te abençoe por compartilhar conosco!!!bjsss
    soniareginapinturaemtecidos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  61. Oi Carine,
    Copiei do seu tutorial meu porta lencinhos. Da uma passadinha lá no meu blog e veja o resultado. Não saiu tão lindo quanto os seus mas valeu!

    Beijos,
    Luciana

    ResponderExcluir
  62. Olá, Carine, achei uma graça seu porta lenço. Vou tentar fazer um, só não sei se vai ficar tão bonito e bem feito quanto o seu.
    bjs
    Rose

    ResponderExcluir
  63. Lindo, lindo, lindinho.
    Imagina aqui no frio do sul, pegar um lencinho com este charme,até o resfriado ganha um mimo a mais.
    Ainda bem que a mudança já acabou, assim temos você de volta.
    bjs

    ResponderExcluir
  64. Que lindoooo, que fofura que fica
    Vou fazer para dar de presente...

    Lindo que delícia de blog menina


    abraço

    ResponderExcluir
  65. Olá Carine
    Acabei de conhecer o seu blog é muito lindo,
    adorei o passo a passo do porta lenços, ficou muito amoroso,parabéns vou voltar e votar.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  66. Carine, que lindo! Suas peças sempre me encantam pelo capricho e criatividade.
    Beijos

    ResponderExcluir
  67. Olá Carine seu trabalho é lindo, moro longe do Brasil também, Portugal,tenho muitos moldes e tutoriais se precisar de algum me fale. Bjus!!Parabéns , Me add no me blog me siga também.

    ResponderExcluir
  68. Querida seu trabalho é liiiindo, Jesus te abençõe, e te de mais criatividade a cada dia. Obrigada por compartilhar, vc é generosa. Adoreiiii!!!Muito chique!!!

    ResponderExcluir
  69. Olá,Adorei seu blog e já estou te seguindo. estou encantada com seus trabalhos,são muito lindos!Parabéns.tenho um blog também, mas ainda estou aprendendo a lidar.... origamidafatima.blogspot.com
    muito sucessos bjooos

    ResponderExcluir
  70. Oi adoro se blog, sou sua seguidora, seus trabalhos são lindos , parabéns
    bjim no coração
    seja feliz
    http://almalevefeliz.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  71. Lindo e parece fácil de fazer. Vou tentar.

    ResponderExcluir
  72. Muito o tutorial!! Amei!!

    http://mimosdpano.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  73. Olá Carine!
    Adorei o pap.
    Já estou seguindo para receber as novidades.
    Beijinhos e boa semana.
    Maria
    http://mimosdemae.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  74. Obrigada pelo passo a passo, minha filha ficou muito feliz porque ela conseguiu fazer, é o primeiro trabalho de costura feito por ela e com suas dicas facilitou muito, estou te seguindo quando puder passa la no blog pra ver o trabalho dela ... dei o credito pra você viu..

    ResponderExcluir
  75. OI, CARINE!
    TUDO BEM?
    JÁ FAZ ALGUM TEMPO, QUE PASSEI POR AQUI!
    AMO SUAS PEÇAS!!
    SOU CLIENTE DA LOJA DE SUA MADRINHA.
    OBRIGADA POR COMPARTILHAR!
    AMEI ESTE PORTA-LENÇO!
    VOU FAZER!......DEPOIS TE MOSTRO;.;;E TE DAREI OS CREDITOS TÁ!

    UMA ABENÇOADA SEMANA!!!
    BJS!!

    ResponderExcluir
  76. Olá Carine! Tudo bem?
    Adorei o porta lenços...vou aproveitar a ideia!
    Beijo!

    ResponderExcluir

Sejam bem-vindos!!!
Beijinhosss
Carine Calé - Dubai (UAE)

dúvidas: giulianahandmade@gmail.com

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...